Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/880
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O Ensino da Matemática escolar no contexto da Educação do Campo: reflexões a partir de documentos oficiais |
metadata.dc.creator: | GOMES, Márcio de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | GOMES, Márcio de Sousa. O Ensino da Matemática escolar no contexto da Educação do Campo: reflexões a partir de documentos oficiais. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/880>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa discute as potencialidades e implicações da incidência de alguns princípios da Educação do Campo no ensino da Matemática escolar. De cunho teórico, esta pesquisa objetiva refletir sobre as potencialidades e implicações dos princípios que emergem dos documentos educacionais sobre a política de Educação do Campo no ensino da Matemática escolar. Os procedimentos metodológicos adotados fundamentam-se na análise documental de política educacional, neste caso específico, as que tratam da educação construída pelas populações do campo. Para a escolha dos princípios a serem analisados fomos norteados por duas questões: 1) Quais dos princípios da Educação do Campo tem incidência direta nas principais variáveis envolvidas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar? 2) Quais destes princípios, mesmo que implicitamente, complementam os demais? Desse modo, elegemos três princípios a serem analisados: (i) princípio pedagógico do papel da escola enquanto formadora de sujeitos articulada a um projeto de emancipação humana, (ii) o princípio pedagógico da Valorização dos Diferentes Saberes no processo educativo, (iii) princípio pedagógico da valorização da identidade da escola do campo. Mobilizamos como referencial teórico no domínio da Educação do Campo Caldart (2004; 2005; 2012), Molina e Sá (2012), Carvalho (2011), Conte (2017), Munarim (2011), Oliveira e Boiago (2012), e no domínio da Educação Matemática, D' Ambrósio (1998; 2001), Neves (2010), Otani (2010), Teixeira Jr. (2018), entre outros que também lançam luz para a compreensão dos objetos em investigação. A presente pesquisa permitiu uma ampliação das discussões suscitadas pelo Movimento por uma Educação do Campo, sinalizando que as possíveis implicações da incidência dos princípios da Educação do Campo no ensino da Matemática escolar, em parte é decorrente de uma compreensão reducionista desses princípios, já as potencialidades dessa incidência encontra-se, na possibilidade de uma formação escolar articulada a um projeto emancipatório. |
Abstract: | This research discusses the potentialities and implications of the incidence of some principles of rural education in the teaching of school mathematics. Theoretically, this research aims to reflect on the potentialities and implications of the principles that emerge from the educational documents on the field education policy in the teaching of school mathematics. The methodological procedures adopted are based on the documentary analysis of educational policy, in this specific case, those dealing with education built by the rural populations. For the choice of the principles to be analyzed we were guided by two questions: 1) Which of the principles of the field education has direct impact on the main variables involved in the teaching and learning process of school mathematics? 2) Which of these principles, even if implicitly, complement the others? Thus, we elect three principles to be analyzed: (i) the pedagogical principle of the school's role as a subject trainer articulated to a project of human emancipation, (ii) the pedagogical principle of the Appreciation of Different Knowledge in the educational process, (iii) the principle pedagogical approach to the appreciation of the identity of the rural school. We mobilized as theoretical reference in the field of Education of Campo Caldart (2004; 2005; 2012), Molina and Sá (2012), Carvalho (2011), Conte (2017), Munarim (2011), Oliveira and Boiago (2012), and in domain of Mathematical Education, D 'Ambrósio (1998; 2001), Neves (2010), Otani (2010), Teixeira Jr. (2018), among others that also shed light on the understanding of the objects under investigation. The present research allowed for a broadening of the discussions raised by the Movement for a Rural Education, indicating that the possible implications of the incidence of the Rural Education principles in the teaching of school mathematics, in part is due to a reductionist understanding of these principles, since the potentialities of this incidence lies in the possibility of a school formation articulated to an emancipatory project. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/880 |
Keywords: | Educação rural Matemática – Estudo e ensino Documentos oficiais |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O Ensino da Matemática Escolar no Contexto da Educação do Campo.pdf | 876,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License