Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/913
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Teoria antropológica do didático (TAD) e equações do 2° grau: análises ecológica e praxeológica em livros didáticos de matemática de uma escola do campo |
Autor(es): | VIANA, Railanne de Jesus |
Primeiro Orientador: | ASSUNÇÃO, Carlos Alberto Gaia |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | VIANA, Railanne de Jesus. Teoria antropológica do didático (TAD) e equações do 2° grau: análises ecológica e praxeológica em livros didáticos de matemática de uma escola do campo. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/913>. Acesso em: |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados de análises ecológica e praxeológica sobre equações do 2° grau, de livros didáticos de matemática do 9° ano. Tem como objetivo analisar o lugar onde o objeto vive, o ambiente conceitual e a função desse objeto no sistema didático com o qual interage, no contexto da própria matemática e no contexto da Escola de Ensino Fundamental Tomaz Antônio Gonzaga em Novo Repartimento-PA; por consequência, caracterizar a organização praxeológica do objeto no seu nicho e habitat. Foi utilizado o modelo teórico-metodológico dos estudos de Márcia Varella (2010), que tem embasamento na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard (1999), mais especificamente os construtos conceituais da ecologia e da praxeologia de um objeto de saber matemático. Os resultados conclusos caracterizam a forma como o objeto está organizado nos livros didáticos; apresenta as ecologias das tarefas e técnicas no sistema didático, destacando as organizações do objeto de saber a ensinar e suas potencialidades técnicas em cada livro analisado. Resultados também apontam restrições tarefas restritivas dos livros que não se articulam com as práticas socioculturais do campo. Ressaltamos a necessidade de questionar o material didático utilizado, pois, de acordo com a perspectiva da educação do campo o conteúdo de construção do conhecimento escolar não deve ser desarticulado da realidade dos sujeitos. Para além disso, avançamos na estruturação desse modelo de Varella estabelecendo a relação institucional dessas análises com a perspectiva da educação do campo. |
Abstract: | This article presents the results of a study on 2nd grade equations in textbooks based on an ecological and praxeological analysis of 9th grade textbooks of mathematics adopted at the Tomaz Antônio Gonzaga Elementary School in Repartimento- PA, located in rural areas. Whose objective is to analyze how the object lives the 2nd degree equations and for what purposes; how the proposed teaching tasks are organized and what elements can be characterized as a dialogue with the context of the field education, taking as a presupposition the tasks of teaching textbooks. We come to the data from an ecological and praxeological analysis of this mathematical object. We use the theoretical-methodological model based on the studies of Márcia Varella (2010), whose theoretical support is Yves Chevallard's (1999) Anthropological Theory of Didactics (TAD). The results obtained lead to the conclusion that the way an object is organized in textbooks directly influences student learning and that the tasks proposed in the books are not articulated with the socio-cultural practices of the field. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/913 |
Palavras-chave: | Álgebra Educação rural Livros didáticos - Análise Aprendizagem Matemática – Estudo e ensino Equações Teoria Antropológica do Didático |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Teoria antropológica do didático (TAD).pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons