Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Maria Vanderléia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T18:52:20Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T18:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Vanderléia Rocha. Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Gêneros literários - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Poesia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Textos poéticos | pt_BR |
dc.title | Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALENCAR, Maria Cristina Macedo | - |
dc.description.resumo | A partir de uma experiência vivenciada na sala de aula com textos poéticos na escola Carlos Marighela, pretendeu-se nesse estudo compreender e refletir sobre o lugar do texto poético na instituição já referida numa turma do 7° ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado pela reflexão e análise dessa experiência. Logo, os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa qualitativa, além de estudos documentais e teóricos como Chiappini (2004), Geraldi (2006), Candido (2011) e Caldart (2004). Como resultados o trabalho aponta para a valorização das atividades com a linguagem poética na sala de aula. Por meio de leituras feitas ao longo desse estudo concluímos que, infelizmente, o gênero poético ocupa um lugar subalterno nas escolas brasileiras, acreditamos na existência de trabalhos significativos com o gênero literário na sala de aula, no entanto sabemos que essas experiências ainda são mínimas diante das possibilidades ofertadas por esse gênero. A escola Carlos Marighella é um exemplo dessa parcela minoritária. A partir da proposta de Ensino e da descrição dos conteúdos trabalhados pela professora de língua portuguesa durante o segundo semestre do ano letivo de 2016, compreendemos que a escola vem desempenhando um papel significativo com diversos gêneros textuais inclusive os literários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_uma experiência como texto poético.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons