Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Vanderléia Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: ALENCAR, Maria Cristina Macedo
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Maria Vanderléia Rocha. Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A partir de uma experiência vivenciada na sala de aula com textos poéticos na escola Carlos Marighela, pretendeu-se nesse estudo compreender e refletir sobre o lugar do texto poético na instituição já referida numa turma do 7° ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado pela reflexão e análise dessa experiência. Logo, os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa qualitativa, além de estudos documentais e teóricos como Chiappini (2004), Geraldi (2006), Candido (2011) e Caldart (2004). Como resultados o trabalho aponta para a valorização das atividades com a linguagem poética na sala de aula. Por meio de leituras feitas ao longo desse estudo concluímos que, infelizmente, o gênero poético ocupa um lugar subalterno nas escolas brasileiras, acreditamos na existência de trabalhos significativos com o gênero literário na sala de aula, no entanto sabemos que essas experiências ainda são mínimas diante das possibilidades ofertadas por esse gênero. A escola Carlos Marighella é um exemplo dessa parcela minoritária. A partir da proposta de Ensino e da descrição dos conteúdos trabalhados pela professora de língua portuguesa durante o segundo semestre do ano letivo de 2016, compreendemos que a escola vem desempenhando um papel significativo com diversos gêneros textuais inclusive os literários.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
Keywords: Gêneros literários - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Poesia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Textos poéticos
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_uma experiência como texto poético.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI