Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário |
metadata.dc.creator: | SILVA, Maria Vanderléia Rocha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ALENCAR, Maria Cristina Macedo |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SILVA, Maria Vanderléia Rocha. Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A partir de uma experiência vivenciada na sala de aula com textos poéticos na escola Carlos Marighela, pretendeu-se nesse estudo compreender e refletir sobre o lugar do texto poético na instituição já referida numa turma do 7° ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado pela reflexão e análise dessa experiência. Logo, os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa qualitativa, além de estudos documentais e teóricos como Chiappini (2004), Geraldi (2006), Candido (2011) e Caldart (2004). Como resultados o trabalho aponta para a valorização das atividades com a linguagem poética na sala de aula. Por meio de leituras feitas ao longo desse estudo concluímos que, infelizmente, o gênero poético ocupa um lugar subalterno nas escolas brasileiras, acreditamos na existência de trabalhos significativos com o gênero literário na sala de aula, no entanto sabemos que essas experiências ainda são mínimas diante das possibilidades ofertadas por esse gênero. A escola Carlos Marighella é um exemplo dessa parcela minoritária. A partir da proposta de Ensino e da descrição dos conteúdos trabalhados pela professora de língua portuguesa durante o segundo semestre do ano letivo de 2016, compreendemos que a escola vem desempenhando um papel significativo com diversos gêneros textuais inclusive os literários. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914 |
Keywords: | Gêneros literários - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Poesia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Leitura (Ensino fundamental) Língua portuguesa (Ensino fundamental) Textos poéticos |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_uma experiência como texto poético.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License