Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma unidade municipal de educação infantil no município de Tucuruí/PA |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Juliana Araujo de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | LOURINHO, Silvana de Sousa |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | OLIVEIRA, Juliana Araujo de. As contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma unidade municipal de educação infantil no município de Tucuruí/PA. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, localizada no município de Tucuruí/PA, no bairro da COHAB. A mesma apresenta uma reflexão sobre as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na escola investigada, diante da seguinte problemática: quais as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma Unidade Municipal de Educação Infantil no município de Tucuruí/PA? O objetivo do presente trabalho é verificar as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças da escola estudada, buscando compreender a importância do brincar na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento educacional. E para responder a problemática em questão utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de pesquisa a observação no ambiente escolar e a aplicação de um questionário às professoras da escola investigada. Sendo assim, para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, a primeira consiste em fazer um levantamento dos temas e tipos de abordagens já trabalhadas por outros estudiosos e a segunda na coleta de dados para a investigação da instituição pesquisada, através da observação e do questionário. Após essa etapa foi feito o levantamento dos dados coletados e utilizado a técnica de análise de conteúdo para o resultado final que é o relatório descritivo das contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na escola em questão. Portanto, identificou-se que a utilização do lúdico aliada a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa na qual, produz resultados positivos no desenvolvimento e no processo de aprendizagem da criança na idade pré-escolar. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920 |
Keywords: | Jogos educativos - Estudo e ensino - Tucuruí (PA) Aprendizagem – Educação - Estudo e ensino Educação infantil - Tucuruí (PA) Jogos educativos - Metodologia Prática de ensino - Metodologia |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_As contribuições da ludicidade.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License