Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma unidade municipal de educação infantil no município de Tucuruí/PA
Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Araujo de
Primeiro Orientador: LOURINHO, Silvana de Sousa
Data do documento: 2017
Citação: OLIVEIRA, Juliana Araujo de. As contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma unidade municipal de educação infantil no município de Tucuruí/PA. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920>. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, localizada no município de Tucuruí/PA, no bairro da COHAB. A mesma apresenta uma reflexão sobre as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na escola investigada, diante da seguinte problemática: quais as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem em uma Unidade Municipal de Educação Infantil no município de Tucuruí/PA? O objetivo do presente trabalho é verificar as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças da escola estudada, buscando compreender a importância do brincar na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento educacional. E para responder a problemática em questão utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de pesquisa a observação no ambiente escolar e a aplicação de um questionário às professoras da escola investigada. Sendo assim, para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, a primeira consiste em fazer um levantamento dos temas e tipos de abordagens já trabalhadas por outros estudiosos e a segunda na coleta de dados para a investigação da instituição pesquisada, através da observação e do questionário. Após essa etapa foi feito o levantamento dos dados coletados e utilizado a técnica de análise de conteúdo para o resultado final que é o relatório descritivo das contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na escola em questão. Portanto, identificou-se que a utilização do lúdico aliada a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa na qual, produz resultados positivos no desenvolvimento e no processo de aprendizagem da criança na idade pré-escolar.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/920
Palavras-chave: Jogos educativos - Estudo e ensino - Tucuruí (PA)
Aprendizagem – Educação - Estudo e ensino
Educação infantil - Tucuruí (PA)
Jogos educativos - Metodologia
Prática de ensino - Metodologia
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_As contribuições da ludicidade.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI