Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/921
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Evasão escolar nas primeiras etapas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Marabá-Pará |
Autor(es): | RIBEIRO, Josimara Cinthia Rodrigues |
Primeiro Orientador: | ANJOS, Cleide Pereira dos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | RIBEIRO, Josimara Cinthia Rodrigues. Evasão escolar nas primeiras etapas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Marabá-Pará. 2017. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/921>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho possui como temática: evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, vivenciada em uma Escola Municipal localizada na cidade de Marabá- Pará. O objetivo é detectar as razões que levam os alunos das primeiras etapas a desistirem precocemente de estudar. Há relatos do contexto histórico da EJA no Brasil ao decorrer do tempo, sua importância para o indivíduo e sociedade. Trata-se, também, sobre análise de teóricos a respeito da Evasão, que ocorre principalmente por conta de trabalho, questões familiares, sociais e econômicas, além de falhas no sistema escolar e na instituição de ensino. Diante disso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e de campos, onde os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram 3 (três) questionários com questões objetivas e subjetivas: o primeiro com 15 (quinze) questões destinadas a 21 (vinte e um) alunos, o segundo com 19 (dezenove) questões destinadas a 3 (três) professores e o terceiro com 11 (onze) questões destinadas a um diretor e uma vice-diretora. A identidade dos entrevistados foi preservada a fim de evitar possíveis transtornos. Alguns pesquisadores na área foram utilizados como como suporte. Entre eles, Arroyo (2006), Freire (2001), Meksenas (1998), Moura (2007), Paiva (1983), Pinto (2003) e outros, além de outras pesquisas que foram realizadas em meios eletrônicos e revistas que abordem a respeito do assunto. |
Abstract: | This research has a theme: school dropout in the Education of Young and Adults, and it was applied in a School, that is located in the city of Marabá- Pará. The objective of this study is to identify the reasons that lead students in the early stages to give up early to study. There are reports of the historical context of the EJA in Brazil at the end of time, it is important for the individual and society. It is also about review theories about Evasion, which occur mainly because of the work, family, social and economic problems, as well as failures in the school system and educational institution. Faced with this, a bibliographical and field research was developed, where the instruments that they have been used to collect data sent 3 (three) questionnaires with objective and subjective questions: the first with 15 (fifteen) questions related to 21 (twenty one) students. The second with 19 (nineteen) questions related to 3 (three) teachers and the third with 11 (eleven) questions related to a directory and a deputy director. The identity of the interviewees was preserved in order to avoid possible disorders. Some researchers in the area were used as support. Among them, Arroyo (2006), Freire (2001), Meksenas (1998), Moura (2007), Paiva (1983), Pinto (2003) and others, besides other researches that have been carried out in electronic means and magazines where this subject is based on. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/921 |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos – Marabá (PA). Evasão escolar na educação de adultos – Marabá (PA) Estudantes - Atitudes |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Evasão escolar...pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons