Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas
metadata.dc.creator: SILVA, Edilene da
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Hildete Pereira dos
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Edilene da. O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922>. Acesso em
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo geral verificar junto às professoras da SRM e sala regular quais os processos envolvidos na avaliação da aprendizagem do aluno deficiente visual. Especificamente objetivou-se: a) descrever e a analisar o processo avaliativo produzido pelas professoras, a partir dos documentos utilizados e de suas falas; b) identificar quais as dificuldades no do processo avaliativo; c) identificar as concepções das professoras sobre o ato de avaliar; d) analisar se há colaboração entre a professora do ensino regular, família, coordenação da escola e as professoras da sala de recursos multifuncionais nesse processo de avaliação. O estudo foi desenvolvido adotando-se a metodologia pesquisa de campo e pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os sujeitos que participaram e contribuíram foram: duas professoras da SRM e uma professora da sala regular, de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada em Marabá/PA, por serem estas, profissionais que atuam diretamente com o aluno deficiência visual. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e alguns documentos utilizados pelas professoras para avaliar o aluno. Os dados coletados foram organizados em categorias correspondendo aos objetivos específicos, que em seguida foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a falta de conhecimentos por parte da professora do ensino regular em relação a avaliação do aluno cego, os poucos recursos adequados, a falta de trabalho colaborativo entre sala regular e SRM, a ausência da coordenação e da família e as contradições entre os discursos e as práticas das cotidianas das professoras dificulta o desenvolvimento de uma avaliação inclusiva.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922
Keywords: Cegos - Educação
Estudantes deficientes
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Educação inclusiva
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_O processo de avaliação da aprendizagem.pdf4,14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI