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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, Edilene da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T14:22:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T14:22:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edilene da. O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922>. Acesso em | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Cegos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes deficientes | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ANJOS, Hildete Pereira dos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo geral verificar junto às professoras da SRM e sala regular quais os processos envolvidos na avaliação da aprendizagem do aluno deficiente visual. Especificamente objetivou-se: a) descrever e a analisar o processo avaliativo produzido pelas professoras, a partir dos documentos utilizados e de suas falas; b) identificar quais as dificuldades no do processo avaliativo; c) identificar as concepções das professoras sobre o ato de avaliar; d) analisar se há colaboração entre a professora do ensino regular, família, coordenação da escola e as professoras da sala de recursos multifuncionais nesse processo de avaliação. O estudo foi desenvolvido adotando-se a metodologia pesquisa de campo e pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os sujeitos que participaram e contribuíram foram: duas professoras da SRM e uma professora da sala regular, de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada em Marabá/PA, por serem estas, profissionais que atuam diretamente com o aluno deficiência visual. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e alguns documentos utilizados pelas professoras para avaliar o aluno. Os dados coletados foram organizados em categorias correspondendo aos objetivos específicos, que em seguida foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a falta de conhecimentos por parte da professora do ensino regular em relação a avaliação do aluno cego, os poucos recursos adequados, a falta de trabalho colaborativo entre sala regular e SRM, a ausência da coordenação e da família e as contradições entre os discursos e as práticas das cotidianas das professoras dificulta o desenvolvimento de uma avaliação inclusiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_O processo de avaliação da aprendizagem.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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