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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas |
Autor(es): | SILVA, Edilene da |
Primeiro Orientador: | ANJOS, Hildete Pereira dos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, Edilene da. O processo de avaliação da aprendizagem de um aluno com deficiência visual: uma análise das práticas avaliativas. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922>. Acesso em |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral verificar junto às professoras da SRM e sala regular quais os processos envolvidos na avaliação da aprendizagem do aluno deficiente visual. Especificamente objetivou-se: a) descrever e a analisar o processo avaliativo produzido pelas professoras, a partir dos documentos utilizados e de suas falas; b) identificar quais as dificuldades no do processo avaliativo; c) identificar as concepções das professoras sobre o ato de avaliar; d) analisar se há colaboração entre a professora do ensino regular, família, coordenação da escola e as professoras da sala de recursos multifuncionais nesse processo de avaliação. O estudo foi desenvolvido adotando-se a metodologia pesquisa de campo e pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os sujeitos que participaram e contribuíram foram: duas professoras da SRM e uma professora da sala regular, de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada em Marabá/PA, por serem estas, profissionais que atuam diretamente com o aluno deficiência visual. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e alguns documentos utilizados pelas professoras para avaliar o aluno. Os dados coletados foram organizados em categorias correspondendo aos objetivos específicos, que em seguida foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a falta de conhecimentos por parte da professora do ensino regular em relação a avaliação do aluno cego, os poucos recursos adequados, a falta de trabalho colaborativo entre sala regular e SRM, a ausência da coordenação e da família e as contradições entre os discursos e as práticas das cotidianas das professoras dificulta o desenvolvimento de uma avaliação inclusiva. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/922 |
Palavras-chave: | Cegos - Educação Estudantes deficientes Avaliação de Potencial de Aprendizagem Educação inclusiva |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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