Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições de casos de ensino na formação continuada de professores do atendimento educacional especializado em um curso a distância
Autor(es): SOUSA, Marciene Shirllayme Vilhena
Primeiro Orientador: RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, Marciene Shirllayme Vilhena. Contribuições de casos de ensino na formação continuada de professores do atendimento educacional especializado em um curso a distância. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924>. Acesso em
Resumo: O presente trabalho fomentado a partir da vivência e experiência como bolsista de iniciação cientifica no projeto intitulado: Casos de ensino como estratégia formativa em um curso de extensão: o que aprendem os professores especialistas em Educação Especial? PIBIC/CNPq/ 2015-2016, apresenta análises da utilização da estratégia de casos de ensino na experiência de formação continuada de professores que atuam na oferta do Atendimento Educacional Especializado/AEE na rede municipal de ensino de Marabá-PA, ofertado no curso de aperfeiçoamento via Ambiente Virtual de Aprendizagem /AVA pela plataforma Moodle no site http://kunlaborado.com.br/portal/. Questionando-se quais as possíveis contribuições do uso de casos de ensino na formação continuada de professoras do atendimento educacional especializado? Objetivando-se analisar que contribuições o uso de casos de ensino possibilitou à formação continuada de professoras do AEE. A pesquisa desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, com característica descritiva. Teve a participação da coordenadora do Departamento de Educação Especial da rede municipal de Marabá-PA; 12 professoras das Salas de Recursos Multifuncionais/ SRM e uma professora coordenadora do curso de aperfeiçoamento. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: Entrevista com a coordenadora do Departamento de educação especial do município, um questionário de caracterização do perfil das professoras que atuam na oferta do Atendimento Educacional Especializado, coletânea de Casos de ensino analisados e produzidos pelas professoras do AEE, acervo de print screen das diversas atividades trabalhadas em cada módulo e sessões de observação das atividades realizadas em cada módulo do curso. Os resultados mostraram que a estratégia de formação continuada utilizando casos de ensino proporcionaram várias contribuições no processo formativo das professoras do AEE, principalmente contribuições no aprendizado das mesmas.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924
Palavras-chave: Professores de educação especial - Formação
Educação permanente
Prática de ensino
Extensão universitária
Ensino - Metodologia
Ensino à distância
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Contribuições de casos....pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI