Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições de casos de ensino na formação continuada de professores do atendimento educacional especializado em um curso a distância |
Autor(es): | SOUSA, Marciene Shirllayme Vilhena |
Primeiro Orientador: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SOUSA, Marciene Shirllayme Vilhena. Contribuições de casos de ensino na formação continuada de professores do atendimento educacional especializado em um curso a distância. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924>. Acesso em |
Resumo: | O presente trabalho fomentado a partir da vivência e experiência como bolsista de iniciação cientifica no projeto intitulado: Casos de ensino como estratégia formativa em um curso de extensão: o que aprendem os professores especialistas em Educação Especial? PIBIC/CNPq/ 2015-2016, apresenta análises da utilização da estratégia de casos de ensino na experiência de formação continuada de professores que atuam na oferta do Atendimento Educacional Especializado/AEE na rede municipal de ensino de Marabá-PA, ofertado no curso de aperfeiçoamento via Ambiente Virtual de Aprendizagem /AVA pela plataforma Moodle no site http://kunlaborado.com.br/portal/. Questionando-se quais as possíveis contribuições do uso de casos de ensino na formação continuada de professoras do atendimento educacional especializado? Objetivando-se analisar que contribuições o uso de casos de ensino possibilitou à formação continuada de professoras do AEE. A pesquisa desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, com característica descritiva. Teve a participação da coordenadora do Departamento de Educação Especial da rede municipal de Marabá-PA; 12 professoras das Salas de Recursos Multifuncionais/ SRM e uma professora coordenadora do curso de aperfeiçoamento. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: Entrevista com a coordenadora do Departamento de educação especial do município, um questionário de caracterização do perfil das professoras que atuam na oferta do Atendimento Educacional Especializado, coletânea de Casos de ensino analisados e produzidos pelas professoras do AEE, acervo de print screen das diversas atividades trabalhadas em cada módulo e sessões de observação das atividades realizadas em cada módulo do curso. Os resultados mostraram que a estratégia de formação continuada utilizando casos de ensino proporcionaram várias contribuições no processo formativo das professoras do AEE, principalmente contribuições no aprendizado das mesmas. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/924 |
Palavras-chave: | Professores de educação especial - Formação Educação permanente Prática de ensino Extensão universitária Ensino - Metodologia Ensino à distância |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Contribuições de casos....pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons