Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VERAS, Ceila Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T13:37:33Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T13:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | VERAS, Ceila Silva. Fatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamental. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Fatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Raquel Amorim dos | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa intitulada Fatores que Interferem na Aquisição da Leitura e da Escrita no 5º Ano do Ensino Fundamental, é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Cujo objetivo é analisar os fatores que interferem no processo da aquisição da leitura e escrita do 5º Ano do Ensino Fundamental. Para a análise do objeto de estudo, adotamos como referencial teórico Piaget (1998), Vygotsky (1998), para a discussão acerca do pensamento e linguagem com suas distintas abordagens. Ferreiro e Teberosky (1999), com abordagem sobre a leitura e escrita. Adotamos como instrumento de coleta de dados questionários direcionados a 04 (quatro) professores da Rede de Ensino Municipal de Marabá Pará, que lecionaram no 5º Ano do Ensino Fundamental, no ano de 2013 na Escola José Rodrigues da Guia e Heloisa de Sousa Castro. Esta pesquisa dividiu-se em duas etapas: A primeira referiu-se ao estudo do referencial teórico, a segunda aplicou-se o questionário com perguntas fechadas e uma aberta. A partir dos resultados da pesquisa conclui-se que os fatores que interferem na aquisição da leitura e escrita estão relacionados diretamente à falta de acompanhamento familiar, salas superlotadas, falta de materiais escolares, falta de acompanhamento pedagógico, defasagem idade/ano, infraestrutura, profissionais mal capacitados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Fatores que interferem na aquisição da leitura.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons