Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVERAS, Ceila Silva-
dc.date.accessioned2019-10-08T13:37:33Z-
dc.date.available2019-10-08T13:37:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVERAS, Ceila Silva. Fatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamental. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleFatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Raquel Amorim dos-
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada Fatores que Interferem na Aquisição da Leitura e da Escrita no 5º Ano do Ensino Fundamental, é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Cujo objetivo é analisar os fatores que interferem no processo da aquisição da leitura e escrita do 5º Ano do Ensino Fundamental. Para a análise do objeto de estudo, adotamos como referencial teórico Piaget (1998), Vygotsky (1998), para a discussão acerca do pensamento e linguagem com suas distintas abordagens. Ferreiro e Teberosky (1999), com abordagem sobre a leitura e escrita. Adotamos como instrumento de coleta de dados questionários direcionados a 04 (quatro) professores da Rede de Ensino Municipal de Marabá Pará, que lecionaram no 5º Ano do Ensino Fundamental, no ano de 2013 na Escola José Rodrigues da Guia e Heloisa de Sousa Castro. Esta pesquisa dividiu-se em duas etapas: A primeira referiu-se ao estudo do referencial teórico, a segunda aplicou-se o questionário com perguntas fechadas e uma aberta. A partir dos resultados da pesquisa conclui-se que os fatores que interferem na aquisição da leitura e escrita estão relacionados diretamente à falta de acompanhamento familiar, salas superlotadas, falta de materiais escolares, falta de acompanhamento pedagógico, defasagem idade/ano, infraestrutura, profissionais mal capacitados.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fatores que interferem na aquisição da leitura.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI