Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): VERAS, Ceila Silva
Primeiro Orientador: SANTOS, Raquel Amorim dos
Data do documento: 2014
Citação: VERAS, Ceila Silva. Fatores que interferem na aquisição da leitura e da escrita no 5º ano do ensino fundamental. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928>. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa intitulada Fatores que Interferem na Aquisição da Leitura e da Escrita no 5º Ano do Ensino Fundamental, é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Cujo objetivo é analisar os fatores que interferem no processo da aquisição da leitura e escrita do 5º Ano do Ensino Fundamental. Para a análise do objeto de estudo, adotamos como referencial teórico Piaget (1998), Vygotsky (1998), para a discussão acerca do pensamento e linguagem com suas distintas abordagens. Ferreiro e Teberosky (1999), com abordagem sobre a leitura e escrita. Adotamos como instrumento de coleta de dados questionários direcionados a 04 (quatro) professores da Rede de Ensino Municipal de Marabá Pará, que lecionaram no 5º Ano do Ensino Fundamental, no ano de 2013 na Escola José Rodrigues da Guia e Heloisa de Sousa Castro. Esta pesquisa dividiu-se em duas etapas: A primeira referiu-se ao estudo do referencial teórico, a segunda aplicou-se o questionário com perguntas fechadas e uma aberta. A partir dos resultados da pesquisa conclui-se que os fatores que interferem na aquisição da leitura e escrita estão relacionados diretamente à falta de acompanhamento familiar, salas superlotadas, falta de materiais escolares, falta de acompanhamento pedagógico, defasagem idade/ano, infraestrutura, profissionais mal capacitados.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/928
Palavras-chave: Leitura
Crianças - Escrita
Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fatores que interferem na aquisição da leitura.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI