Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005
Autor(es): REIS, Juliana Gomes
Primeiro Orientador: LOURINHO, Silvana
Data do documento: 2009
Citação: REIS, Juliana Gomes. Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2009. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937>. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa traz, num primeiro momento, um breve levantamento histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Município de Nova Ipixuna, com o objetivo de contextualizar e comparar as mudanças ocorridas na concepção sobre esta modalidade de ensino em âmbito nacional e local. Para melhor compreendermos o cerne da investigação – as contribuições da formação continuada (Jornadas Pedagógicas) específicas para professores da EJA nos anos de 2002 a 2005 no Município de Nova Ipixuna. Assim, entrevistamos os professores e coordenadores deste período e para melhor analisarmos as falas, dividimos o questionário e respostas em quatro categorias de acordo com os assuntos que abordavam e que são: Profissão de Professor; Formação inicial e a EJA; Formação continuada e sua contribuição para a EJA em Nova Ipixuna e Propondo alternativas. As conclusões da pesquisa apontam para o esclarecimento da indissociabilidade entre o eu pessoal e o eu profissional. Sendo que as Jornadas Pedagógicas contribuíram para o crescimento de forma plena. Porém, nota-se que ao serem planejadas e realizadas não se levava em consideração o significado destas para os sujeitos envolvidos no processo. O que nos remete, de forma sutil, a necessidade das próximas formações continuada estarem voltadas mais para a pessoa do professor, suas angústias, suas dificuldades, seu pensamento sobre o que pretende trabalhar.Tendo em vista recuperar e melhorar este espaço de formação continuada, privilegiado para o enriquecimento pessoal e profissional do professor e conseqüentemente dos alunos da EJA.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937
Palavras-chave: Professores – formação – Nova Ipixuna, (PA)
Educação de Jovens e adultos – Nova Ipixuna, (PA)
Professores da EJA – Nova Ipixuna, (PA)
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Percorrendo os caminhos.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI