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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/987
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise do fechamento da Escola do Campo Bom Jesus, Vicinal Castanheira no Assentamento Jacundá – Pará |
metadata.dc.creator: | MASCENA, Giseli Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MORENO, Glaucia de Sousa |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | MASCENA, Giseli Silva. Análise do fechamento da Escola do Campo Bom Jesus, Vicinal Castanheira no Assentamento Jacundá – Pará. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/987>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O referido artigo analisa o fechamento da escola municipal Bom Jesus, localizada em um assentamento rural do município de Jacundá, no Pará, justificada pelo economicismo financeiro, ou seja, a inviabilidade de manter a escola no campo com um número pequeno de alunos. Nessa perspectiva, foram evidenciados os reflexos desta política na vivência desses sujeitos, e as consequências para a comunidade que teve a escola fechada, onde, interferiu principalmente na vida cotidiana e aprendizagens dos estudantes. O desafio deste trabalho foi resgatar essa problemática no sentido de compreender como foi dado o fechamento da escola e como os sujeitos avaliam essa política. A metodologia usada e foi pesquisa bibliográfica e posteriormente pesquisa de campo através de entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados. Os dados apontaram para a não valorização das escolas e dos sujeitos do campo, sendo identificado que o fechamento levou ao deslocamento dos alunos para outra escola da cidade ou uma escola núcleo do campo, além disso, podemos observar que a escola como tantas outras foram fechadas sem nenhum diálogo com os moradores da comunidade. |
Abstract: | This article analyzes the closure of the Bom Jesus municipal school, located in a rural settlement in the municipality of Jacundá, Pará, justified by the financial saving, in other words there is an impossibility of keeping the school in the field with a small number of students. From this perspective, the reflections of this policy on the experience of these subjects were evidenced, and the consequences for the community that had the school closed, where it interfered mainly in the daily life and learning of the students. The challenge of this work was to rescue this problem in order to understand how the school was closed and how the people perceive this policy. The methodology used was bibliographic research and furthermore a field research through interviews and application of semi-structured survey. The data pointed out the non-valorization of the schools and the individuals working on the field. Moreover, it was also noted that the closing led to the displacement of the students to another school of the city or a core school of the field, besides, we can observe that the school like many others were closed without any dialogue with the community residents. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/987 |
Keywords: | Educação rural - Aspectos sociais Escolas - Aspectos sociais Política pública |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
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