Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BRITO, Clébio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:34:52Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Clébio da Silva. Ensino de química para deficientes visuais. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA | pt_BR |
dc.subject | Dificiente visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Ensino de química para deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALENCAR, Wagner Soares de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva para o ensino de Química aos alunos com deficiência visual e os materiais adaptados disponíveis para o ensino; além de discorrer sobre o ensino de Química e a educação inclusiva; examinar a situação dos deficientes visuais no ensino; mostrar alguns materiais e modelos atômicos que podem ajudar os alunos com deficiência ou pouca visão no ensino da Química; e mostrar as especificidades do ensino de Química para beneficiar os cegos. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, onde foi entrevistada duas especialistas na área da educação especial e a aplicação de dois experimentos, onde foi mostrado modelos atômicos e uma representação de cinética química a um aluno com deficiência visual. Concluiu-se que a inclusão escolar é um processo que é necessário na vida das pessoas com necessidades especiais, mas a sua inclusão não se limita apenas a incluir alunos com deficiência visual, mas para integrá-lo sem distinção ou privilégio de algum dos outros alunos em termos de aprendizagem e avaliação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ensino de química para deficientes.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons