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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, Clébio da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:34:52Z-
dc.date.available2019-11-13T17:34:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRITO, Clébio da Silva. Ensino de química para deficientes visuais. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PApt_BR
dc.subjectDificiente visuaispt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleEnsino de química para deficientes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Wagner Soares de-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva para o ensino de Química aos alunos com deficiência visual e os materiais adaptados disponíveis para o ensino; além de discorrer sobre o ensino de Química e a educação inclusiva; examinar a situação dos deficientes visuais no ensino; mostrar alguns materiais e modelos atômicos que podem ajudar os alunos com deficiência ou pouca visão no ensino da Química; e mostrar as especificidades do ensino de Química para beneficiar os cegos. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, onde foi entrevistada duas especialistas na área da educação especial e a aplicação de dois experimentos, onde foi mostrado modelos atômicos e uma representação de cinética química a um aluno com deficiência visual. Concluiu-se que a inclusão escolar é um processo que é necessário na vida das pessoas com necessidades especiais, mas a sua inclusão não se limita apenas a incluir alunos com deficiência visual, mas para integrá-lo sem distinção ou privilégio de algum dos outros alunos em termos de aprendizagem e avaliação.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

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