Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de química para deficientes visuais
Autor(es): BRITO, Clébio da Silva
Primeiro Orientador: ALENCAR, Wagner Soares de
Data do documento: 2016
Citação: BRITO, Clébio da Silva. Ensino de química para deficientes visuais. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva para o ensino de Química aos alunos com deficiência visual e os materiais adaptados disponíveis para o ensino; além de discorrer sobre o ensino de Química e a educação inclusiva; examinar a situação dos deficientes visuais no ensino; mostrar alguns materiais e modelos atômicos que podem ajudar os alunos com deficiência ou pouca visão no ensino da Química; e mostrar as especificidades do ensino de Química para beneficiar os cegos. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, onde foi entrevistada duas especialistas na área da educação especial e a aplicação de dois experimentos, onde foi mostrado modelos atômicos e uma representação de cinética química a um aluno com deficiência visual. Concluiu-se que a inclusão escolar é um processo que é necessário na vida das pessoas com necessidades especiais, mas a sua inclusão não se limita apenas a incluir alunos com deficiência visual, mas para integrá-lo sem distinção ou privilégio de algum dos outros alunos em termos de aprendizagem e avaliação.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA
Dificiente visuais
Ensino - Metodologia
Educação Inclusiva
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ensino de química para deficientes.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI