Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de química para deficientes visuais
metadata.dc.creator: BRITO, Clébio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: ALENCAR, Wagner Soares de
Issue Date: 2016
Citation: BRITO, Clébio da Silva. Ensino de química para deficientes visuais. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva para o ensino de Química aos alunos com deficiência visual e os materiais adaptados disponíveis para o ensino; além de discorrer sobre o ensino de Química e a educação inclusiva; examinar a situação dos deficientes visuais no ensino; mostrar alguns materiais e modelos atômicos que podem ajudar os alunos com deficiência ou pouca visão no ensino da Química; e mostrar as especificidades do ensino de Química para beneficiar os cegos. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, onde foi entrevistada duas especialistas na área da educação especial e a aplicação de dois experimentos, onde foi mostrado modelos atômicos e uma representação de cinética química a um aluno com deficiência visual. Concluiu-se que a inclusão escolar é um processo que é necessário na vida das pessoas com necessidades especiais, mas a sua inclusão não se limita apenas a incluir alunos com deficiência visual, mas para integrá-lo sem distinção ou privilégio de algum dos outros alunos em termos de aprendizagem e avaliação.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/989
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA
Dificiente visuais
Ensino - Metodologia
Educação Inclusiva
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ensino de química para deficientes.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI