Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA
metadata.dc.creator: SANTOS, Vanessa Costenaro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Sebastião da Cruz
Issue Date: 2015
Citation: SANTOS, Vanessa Costenaro dos. Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A grande dificuldade que os alunos têm na assimilação dos conteúdos de química pelos métodos abstratos que vem sendo trabalhados no Ensino Médio, acarreta em elevados índices de reprovação e evasão. A utilização de softwares educacionais é uma opção bastante útil ao Ensino de Química, pois entre suas diversas utilizações, pode apresentar-se na forma de tutorial, exercícios, aplicativos animados com intervenções do usuário, simuladores de experiências laboratoriais, modelagem e jogos computacionais. Este trabalho utilizou softwares educacionais no Ensino de Química, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de três escolas públicas, da cidade de Marabá/PA, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e em cooperação com três professoras da Rede Estadual de Ensino. Os softwares educacionais foram utilizados com os alunos no laboratório de informática, durante o ano letivo de 2014, concomitantemente à explanação dos conteúdos pela professora titular da turma e foram realizadas avaliações diagnósticas compostas de questões de múltiplas escolhas e discursivas, antes e depois da aplicação dos softwares, para avaliar a aprendizagem dos alunos. As avaliações foram corrigidas e comparados os resultados de cada escola em cada bimestre. Os dados obtidos foram agrupados na forma de gráficos para facilitar a análise comparativa e demonstraram que a utilização de software educacionais (jogos e aplicativos computacionais) nas aulas de química contribuiu significativamente para o aumento na aprendizagem dos conteúdos abordados, representando, portanto, um excelente recurso didático para ser utilizado como subsídio nas práticas pedagógicas.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Química (Ensino Médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA)
Software educacional
Educação - Métodos experimentais
Prática de ensino
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Utilização de softwares educacionais no ensino.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI