Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA |
Autor(es): | SANTOS, Vanessa Costenaro dos |
Primeiro Orientador: | SILVA, Sebastião da Cruz |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SANTOS, Vanessa Costenaro dos. Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | A grande dificuldade que os alunos têm na assimilação dos conteúdos de química pelos métodos abstratos que vem sendo trabalhados no Ensino Médio, acarreta em elevados índices de reprovação e evasão. A utilização de softwares educacionais é uma opção bastante útil ao Ensino de Química, pois entre suas diversas utilizações, pode apresentar-se na forma de tutorial, exercícios, aplicativos animados com intervenções do usuário, simuladores de experiências laboratoriais, modelagem e jogos computacionais. Este trabalho utilizou softwares educacionais no Ensino de Química, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de três escolas públicas, da cidade de Marabá/PA, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e em cooperação com três professoras da Rede Estadual de Ensino. Os softwares educacionais foram utilizados com os alunos no laboratório de informática, durante o ano letivo de 2014, concomitantemente à explanação dos conteúdos pela professora titular da turma e foram realizadas avaliações diagnósticas compostas de questões de múltiplas escolhas e discursivas, antes e depois da aplicação dos softwares, para avaliar a aprendizagem dos alunos. As avaliações foram corrigidas e comparados os resultados de cada escola em cada bimestre. Os dados obtidos foram agrupados na forma de gráficos para facilitar a análise comparativa e demonstraram que a utilização de software educacionais (jogos e aplicativos computacionais) nas aulas de química contribuiu significativamente para o aumento na aprendizagem dos conteúdos abordados, representando, portanto, um excelente recurso didático para ser utilizado como subsídio nas práticas pedagógicas. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Química (Ensino Médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA) Software educacional Educação - Métodos experimentais Prática de ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Utilização de softwares educacionais no ensino.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons