Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | História Akrãtikatêjê: da remoção compulsória à luta pela implantação de uma escola na aldeia |
metadata.dc.creator: | PRAZERES, Ruticléa Oliveira Rosa dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MELO, Valéria Moreira Coelho de |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | PRAZERES, Ruticléa Oliveira Rosa dos. História Akrãtikatêjê: da remoção compulsória à luta pela implantação de uma escola na aldeia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Desde a década de 1980 análises acerca da história indígena têm ganhado mais espaço e novas forma de abordagem que enfatizam a agência desses sujeitos nos diferentes contextos históricos. Inspirado, portanto, na ideia do protagonismo indígena, o presente trabalho tem como eixo central aspectos da trajetória do povo Akrãtikatêjê (PA) a partir da remoção compulsória do território tradicional até a reivindicação por uma escola indígena na aldeia onde vivem hoje. Com base na pesquisa bibliográfica e em relatos coletados junto aos Akrãtikatêjê, procura-se mostrar como essa reinvindicação se insere num contexto mais amplo e aponta para a luta desse povo por autonomia e afirmação político-identitária. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067 |
Keywords: | Índios Akrãtikatêjê – História - Pará Escolas indígenas – Pará Índios Akrãtikatêjê – Educação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_História Akrãtikatejê da remoção à luta pela implantação de uma escola na aldeia.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License