Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | História Akrãtikatêjê: da remoção compulsória à luta pela implantação de uma escola na aldeia |
Autor(es): | PRAZERES, Ruticléa Oliveira Rosa dos |
Primeiro Orientador: | MELO, Valéria Moreira Coelho de |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | PRAZERES, Ruticléa Oliveira Rosa dos. História Akrãtikatêjê: da remoção compulsória à luta pela implantação de uma escola na aldeia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067>. Acesso em: |
Resumo: | Desde a década de 1980 análises acerca da história indígena têm ganhado mais espaço e novas forma de abordagem que enfatizam a agência desses sujeitos nos diferentes contextos históricos. Inspirado, portanto, na ideia do protagonismo indígena, o presente trabalho tem como eixo central aspectos da trajetória do povo Akrãtikatêjê (PA) a partir da remoção compulsória do território tradicional até a reivindicação por uma escola indígena na aldeia onde vivem hoje. Com base na pesquisa bibliográfica e em relatos coletados junto aos Akrãtikatêjê, procura-se mostrar como essa reinvindicação se insere num contexto mais amplo e aponta para a luta desse povo por autonomia e afirmação político-identitária. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1067 |
Palavras-chave: | Índios Akrãtikatêjê – História - Pará Escolas indígenas – Pará Índios Akrãtikatêjê – Educação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_História Akrãtikatejê da remoção à luta pela implantação de uma escola na aldeia.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons