Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos
Autor(es): SILVA, Naara Alricelia Gomes
Primeiro Orientador: SILVA, Francisca Maria Cerqueira da
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Naara Alricelia Gomes. Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214>. Acesso em:
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa sobre metodologias de ensino de Língua Inglesa para alunos surdos, que foi desenvolvida na cidade de Marabá/PA. As análises e discussões dos dados estão fundamentadas na legislação atual da educação de surdos e em teóricos como Lacerda, C. B. F. Santos L. F. Caetano (2013) e Campello, (2007). Busca-se com essa pesquisa entender como ocorre o processo de letramento dos estudantes surdos em inglês e quais as estratégias utilizadas pelos professores do ensino comum para incluir os alunos surdos nas aulas de inglês; conhecer as metodologias utilizadas pelos professores da sala comum para ensinar inglês aos alunos surdos. A metodologia da pesquisa utilizou procedimentos como entrevistas e observação. Os dados analisados e discutidos apresentam as condições da inclusão de alunos surdos no ensino comum, bem como os modos de apoio nos espaços de atendimento educacional especializado, no contexto pesquisado.
Abstract: This paper presents research on English language teaching methodologies for deaf students that were applied in a school from Marabá town. The analyses and discussions about the data are based on current legislation on deaf education and on theorists such as Lacerda, C. B. F. Santos L. F. Caetano (2013) e Campello, (2007). This research seeks to understand how the process of deaf students’ literacy in English occurs and which strategies are used by teachers of regular classroom to include these learners in the English class. To know the methodologies used by the English language teachers in deaf students classes. The research methodology used procedures as interviews and observation. The analyzed and discussed data present the deaf students inclusion in regular classroom as well different forms of support in the English language in specialized educational service spaces.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Educação inclusiva
Língua inglesa - Metodologia
Estudantes surdos
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FALET - Faculdade de Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NAARA ALRICELIA GOMES SILVA_Letras.pdf475,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI