Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos |
metadata.dc.creator: | SILVA, Naara Alricelia Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Francisca Maria Cerqueira da |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Naara Alricelia Gomes. Metodologias de ensino de língua inglesa para alunos surdos. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta a pesquisa sobre metodologias de ensino de Língua Inglesa para alunos surdos, que foi desenvolvida na cidade de Marabá/PA. As análises e discussões dos dados estão fundamentadas na legislação atual da educação de surdos e em teóricos como Lacerda, C. B. F. Santos L. F. Caetano (2013) e Campello, (2007). Busca-se com essa pesquisa entender como ocorre o processo de letramento dos estudantes surdos em inglês e quais as estratégias utilizadas pelos professores do ensino comum para incluir os alunos surdos nas aulas de inglês; conhecer as metodologias utilizadas pelos professores da sala comum para ensinar inglês aos alunos surdos. A metodologia da pesquisa utilizou procedimentos como entrevistas e observação. Os dados analisados e discutidos apresentam as condições da inclusão de alunos surdos no ensino comum, bem como os modos de apoio nos espaços de atendimento educacional especializado, no contexto pesquisado. |
Abstract: | This paper presents research on English language teaching methodologies for deaf students that were applied in a school from Marabá town. The analyses and discussions about the data are based on current legislation on deaf education and on theorists such as Lacerda, C. B. F. Santos L. F. Caetano (2013) e Campello, (2007). This research seeks to understand how the process of deaf students’ literacy in English occurs and which strategies are used by teachers of regular classroom to include these learners in the English class. To know the methodologies used by the English language teachers in deaf students classes. The research methodology used procedures as interviews and observation. The analyzed and discussed data present the deaf students inclusion in regular classroom as well different forms of support in the English language in specialized educational service spaces. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1214 |
Keywords: | Ensino - Metodologia Educação inclusiva Língua inglesa - Metodologia Estudantes surdos |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FALET - Faculdade de Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_NAARA ALRICELIA GOMES SILVA_Letras.pdf | 475,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License