Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes
metadata.dc.creator: SANTOS, Suami Cristina Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Bonfim Queiroz
Issue Date: 2022
Citation: SANTOS, Suami Cristina Silva dos. A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes. 52 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2051>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi realizada na escola Manoel Gonçalves de Moraes, localizada na comunidade Vila Nazaré às margens da BR 153, no município de São Domingos do Araguaia- PA. Este estudo originou-se devido à preocupação com o ensino de literatura na escola, foi realizado a partir da fundamentação teórica de alguns autores que abordam sobre a literatura e o ensino literário, como Regina Zilberman (2017), Rildo Cosson (2010), Magda Soares(2009) Telma Ferraz Leal (2010), Eliana Borges Correia de Albuquerque (2010), Antônio Candido (2004), Silvia Castrillón (2017) e Bonfim Queiroz Lima (2019); ocorrendo primeiramente com a aproximação da temática, sendo esta uma pesquisa exploratória, bibliográfica e um estudo de caso, de uma turma do 9º ano. Foi realizando o levantamento bibliográfico para que houvesse uma melhor compreensão do assunto abordado, contando também com a contribuição de alunos e professores para realização das entrevistas. Por causa da ética na pesquisa foram dados nomes fictícios aos entrevistados, tanto aos alunos, como aos professores. A metodologia da pesquisa ocorreu através das leituras dos autores citados acima, com observações na sala de aula, realizando a aplicação de questionário para a professora de língua portuguesa, análise do livro didático, leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este trabalho visa investigar se a leitura do gênero literário tem sido realizada e de que forma ela tem sido desenvolvida em uma turma do 9º ano da escola Manoel Gonçalves de Moraes. Buscou-se analisar e refletir sobre a importância da literatura na sala de aula e o que ela pode proporcionar aos alunos e educadores. Investigando as dificuldades pelas quais passam os professores(as) e alunos em realizarem leituras do gênero literário. A partir desse estudo, percebemos que o ensino de literatura não deve se ausentar da escola e que os educadores têm a missão de serem incentivadores da leitura literária dos educandos. Devem ofertar um ensino de literatura com qualidade aos educando, uma vez que, além do lúdico a literatura proporciona a humanização desenvolvendo a personalidade, dando conta do passado, permitindo a reflexão do presente e analisando o que possa vir no futuro, permitir o desenvolvimento cognitivo daqueles que nela emergem; facilitando aos educandos a forma de se expressar, tornando-os mais críticos e reflexivos sobre as diversas temáticas que a literatura pode lhes proporcionar e construindo o gosto pela leitura, pois a leitura evolui o ser.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051
Keywords: Educação do campo
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Gêneros literários
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_A importância do ensino de literatura.pdf654,4 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI