Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes
Autor(es): SANTOS, Suami Cristina Silva dos
Primeiro Orientador: LIMA, Bonfim Queiroz
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Suami Cristina Silva dos. A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes. 52 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2051>. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na escola Manoel Gonçalves de Moraes, localizada na comunidade Vila Nazaré às margens da BR 153, no município de São Domingos do Araguaia- PA. Este estudo originou-se devido à preocupação com o ensino de literatura na escola, foi realizado a partir da fundamentação teórica de alguns autores que abordam sobre a literatura e o ensino literário, como Regina Zilberman (2017), Rildo Cosson (2010), Magda Soares(2009) Telma Ferraz Leal (2010), Eliana Borges Correia de Albuquerque (2010), Antônio Candido (2004), Silvia Castrillón (2017) e Bonfim Queiroz Lima (2019); ocorrendo primeiramente com a aproximação da temática, sendo esta uma pesquisa exploratória, bibliográfica e um estudo de caso, de uma turma do 9º ano. Foi realizando o levantamento bibliográfico para que houvesse uma melhor compreensão do assunto abordado, contando também com a contribuição de alunos e professores para realização das entrevistas. Por causa da ética na pesquisa foram dados nomes fictícios aos entrevistados, tanto aos alunos, como aos professores. A metodologia da pesquisa ocorreu através das leituras dos autores citados acima, com observações na sala de aula, realizando a aplicação de questionário para a professora de língua portuguesa, análise do livro didático, leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este trabalho visa investigar se a leitura do gênero literário tem sido realizada e de que forma ela tem sido desenvolvida em uma turma do 9º ano da escola Manoel Gonçalves de Moraes. Buscou-se analisar e refletir sobre a importância da literatura na sala de aula e o que ela pode proporcionar aos alunos e educadores. Investigando as dificuldades pelas quais passam os professores(as) e alunos em realizarem leituras do gênero literário. A partir desse estudo, percebemos que o ensino de literatura não deve se ausentar da escola e que os educadores têm a missão de serem incentivadores da leitura literária dos educandos. Devem ofertar um ensino de literatura com qualidade aos educando, uma vez que, além do lúdico a literatura proporciona a humanização desenvolvendo a personalidade, dando conta do passado, permitindo a reflexão do presente e analisando o que possa vir no futuro, permitir o desenvolvimento cognitivo daqueles que nela emergem; facilitando aos educandos a forma de se expressar, tornando-os mais críticos e reflexivos sobre as diversas temáticas que a literatura pode lhes proporcionar e construindo o gosto pela leitura, pois a leitura evolui o ser.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051
Palavras-chave: Educação do campo
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Gêneros literários
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A importância do ensino de literatura.pdf654,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI