Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes |
Autor(es): | SANTOS, Suami Cristina Silva dos |
Primeiro Orientador: | LIMA, Bonfim Queiroz |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SANTOS, Suami Cristina Silva dos. A importância do ensino de literatura: a leitura de gêneros literários na disciplina de língua portuguesa em uma turma de 9º ano na Escola Manoel Gonçalves de Moraes. 52 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2051>. Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada na escola Manoel Gonçalves de Moraes, localizada na comunidade Vila Nazaré às margens da BR 153, no município de São Domingos do Araguaia- PA. Este estudo originou-se devido à preocupação com o ensino de literatura na escola, foi realizado a partir da fundamentação teórica de alguns autores que abordam sobre a literatura e o ensino literário, como Regina Zilberman (2017), Rildo Cosson (2010), Magda Soares(2009) Telma Ferraz Leal (2010), Eliana Borges Correia de Albuquerque (2010), Antônio Candido (2004), Silvia Castrillón (2017) e Bonfim Queiroz Lima (2019); ocorrendo primeiramente com a aproximação da temática, sendo esta uma pesquisa exploratória, bibliográfica e um estudo de caso, de uma turma do 9º ano. Foi realizando o levantamento bibliográfico para que houvesse uma melhor compreensão do assunto abordado, contando também com a contribuição de alunos e professores para realização das entrevistas. Por causa da ética na pesquisa foram dados nomes fictícios aos entrevistados, tanto aos alunos, como aos professores. A metodologia da pesquisa ocorreu através das leituras dos autores citados acima, com observações na sala de aula, realizando a aplicação de questionário para a professora de língua portuguesa, análise do livro didático, leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este trabalho visa investigar se a leitura do gênero literário tem sido realizada e de que forma ela tem sido desenvolvida em uma turma do 9º ano da escola Manoel Gonçalves de Moraes. Buscou-se analisar e refletir sobre a importância da literatura na sala de aula e o que ela pode proporcionar aos alunos e educadores. Investigando as dificuldades pelas quais passam os professores(as) e alunos em realizarem leituras do gênero literário. A partir desse estudo, percebemos que o ensino de literatura não deve se ausentar da escola e que os educadores têm a missão de serem incentivadores da leitura literária dos educandos. Devem ofertar um ensino de literatura com qualidade aos educando, uma vez que, além do lúdico a literatura proporciona a humanização desenvolvendo a personalidade, dando conta do passado, permitindo a reflexão do presente e analisando o que possa vir no futuro, permitir o desenvolvimento cognitivo daqueles que nela emergem; facilitando aos educandos a forma de se expressar, tornando-os mais críticos e reflexivos sobre as diversas temáticas que a literatura pode lhes proporcionar e construindo o gosto pela leitura, pois a leitura evolui o ser. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2051 |
Palavras-chave: | Educação do campo Literatura - Estudo e ensino Leitura Gêneros literários |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A importância do ensino de literatura.pdf | 654,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons