Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | “Uso e qualidade da água” como tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará |
metadata.dc.creator: | AZEVEDO, Márcia Aparecida Miranda de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MARTINS, José Pedro de Azevedo |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | AZEVEDO, Márcia Aparecida Miranda de. “Uso e qualidade da água” como tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará. 2009. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de ciências agrárias, Marabá, 2009. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Os bens da terra são patrimônios de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependem desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados. Deve-se cuidar, portanto, para que esse uso pelos seres humanos seja conservativo, isto é, que seja o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de diagnosticar como o tema uso e qualidade da água do Município de Rondon do Pará vem sendo discutido nas salas de aulas deste mesmo Município, por entender que a problemática da possível escassez de água do planeta pode se tornar um fator limitante a vida. Verifica-se que a Educação Ambiental (EA) enquanto processo pedagógico abarca uma diversidade muito grande de metodologias, enfoques e abordagens. Propõe-se um processo educacional em que os indivíduos - educandos e educadores - se atentem para que suas atividades e ações levem em consideração as particularidades do entorno, ou seja, do contexto social. Portanto acredita-se que além da necessidade da EA é preciso desencadear com urgência um amplo processo de alfabetização ecológica para a preservação dos recursos hídricos, visto que é fundamental que todos adquiram conhecimentos básicos de ecologia, uma vez que a água é um recurso natural imprescindível para a existência da vida. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876 |
Keywords: | Recursos naturais Poluição Educação Desperdício |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Agronomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Uso e qualidade da água como tema nas escolas públicas de Rondon do Pará.pdf | 47,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License