Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras: memórias e reflexões sobre leitura, na Escola José Cordeiro da Silva |
Autor(es): | SILVA, CLEINA SOUZA DA |
Primeiro Orientador: | POSSAS, Hiran de Moura |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, CLEINA SOUZA DA. Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras: memórias e reflexões sobre leitura, na Escola José Cordeiro da Silva. 79 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126>. Acesso em: |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo contribuir no processo de leitura e escrita de alunos, pensando propostas pedagógicas, a partir de narrativas da comunidade. Um fazer valorizando a história local por meio de algumas memórias, tematizando a luta pela terra, migração, educação, saúde e produção na comunidade do PA Castanhal Araras. As narrativas foram colhidas no decorrer do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tivemos como problema de pesquisa as dificuldades que os alunos demonstravam na leitura e escrita. Supomos que essas questões são motivadas pelo pouco estimulo à leitura e a falta de adequação do currículo de Língua Portuguesa à realidade dos estudantes da E.M.E.F. José Cordeiro da Silva, localizada no PA Castanhal Araras. A pesquisa também, em exercício de memória, relata algumas situações dos estágios realizados na referida escola. A metodologia utilizada na pesquisa foi análise e sistematização de experiências compartilhadas pelos moradores, a partir das entrevistas realizadas no decorrer dos Tempos Comunidades do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. E com os resultados alcançados, pretendemos deixar um legado que valorize a história local, auxiliando no ensino aprendizado do aluno, assim como socializamos a experiência vivida no processo de alternância pedagógica, Faculdade de Educação do Campo. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126 |
Palavras-chave: | Educação rural - Aspectos sociais - São João do Araguaia (PA) Língua portuguesa - Estudo e ensino História oral - São João do Araguaia (PA) Assentamentos humanos |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons