Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II |
Autor(es): | SANTOS, Antonia Soares dos |
Primeiro Orientador: | SILVA, Diogenes Henrique de Siqueira |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SANTOS, Antonia Soares dos. Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315. Acesso em: |
Resumo: | A elaboração de materiais adaptados tem como principal objetivo fomentar uma educação inclusiva, simplificando a troca de conhecimentos entre educadores e alunos. Apesar de terem sido concebidos com foco nos alunos com deficiência visual, esses recursos têm a capacidade de beneficiar toda a classe estudantil. O educador, ao compreender a singularidade de cada aluno, simplifica o processo de ensino-aprendizagem, e um elemento crucial para isso é o envolvimento com as famílias. Ficou evidente que os alunos com deficiência visual não participam regularmente das aulas, o que interfere em sua progressão educacional. À medida que o educador adquire um conhecimento mais profundo do aluno, incluindo suas aptidões e desafios, a comunicação e a transmissão de conhecimento ocorrem de maneira mais fluida e orgânica. O professor munido dessas percepções fará um melhor trabalho e se o aluno estiver familiarizado com o ambiente escolar e um material adaptado receberá com mais fidelidade o conteúdo estudado. Então, este trabalho vem mostrar que é possível utilizar materiais de baixo custo, reciclável, e de longa durabilidade para proporcionar tais habilidades de inclusão e assim evitar a evasão escolar daqueles que tem os mesmos direitos ao aprendizado. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315 |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Deficiente visual - educação Educação especial Ciências - estudo e ensino |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Antonia Soares dos Santos.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons